Offline
Genilson Tadeu é eleito presidente do CBH Manhuaçu
03/09/2020 09:05 em Geral

Na data de 26/08/2020, em uma reunião por videoconferência, o secretário municipal de meio ambiente de Mutum, Genilson Tadeu da Silva foi eleito presidente pela assembleia do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) para o biênio de 2020-2022. 

A chapa “Mobilização por mais água e de melhor qualidade” foi a única inscrita para o pleito, tendo como candidato a presidente, Genilson Tadeu da Silva, representando o Poder Público Municipal (Prefeitura - Mutum), como vice-presidente, Flávia Dias Hercolano Raposo, representando a sociedade civil (Cooperativa Aguapé – Manhumirim), como secretário-executivo, Senisi de Almeida Rocha, representando a sociedade civil (Lions Clube Flor de Manacá – Manhuaçu) e como secretária-executiva-ajunta, Isaura Pereira Paixão, representando os usuários da água (Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu). Os novos dirigentes foram eleitos por aclamação com aprovação unânime dos participantes da reunião. 

Além de membros efetivos e suplentes do CBH Manhuaçu, participaram dessa 44ª reunião ordinária do Comitê representantes do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), dirigentes de outros Comitês, entre outros convidados que prestigiaram o encontro que teve também em pauta outras importantes abordagens e deliberações vislumbrando avanços socioambientais em toda a bacia.  

Genilson Tadeu, que é graduado em gestão ambiental e técnico em agropecuária, servidor do IMA e secretário de meio ambiente desde 2013, foi um dos membros fundadores do CBH Manhuaçu, em 2005, quanto desmembrou-se do Comitê de Caratinga. Em 2015, foi eleito vice-presidente do Comitê, sendo reconduzido em 2018. 

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Tadeu agradeceu a todos pela oportunidade e apoio, destacando a linha principal de atuação do CBH. “Esse novo desafio assumido nos impulsiona a inovar nas articulações das condições necessárias para, juntos, podermos manter um ambiente saudável e contribuir para uma melhoria contínua da quantidade e da qualidade da água em toda a nossa bacia, promovendo assim qualidade de vida à comunidade, alinhando desenvolvimento econômico e sustentabilidade.”, declarou o novo presidente que ressaltou,  também, que o saneamento básico e, principalmente, a gestão consorciada de resíduos sólidos será uma das abordagens prioritárias da nova gestão.   

O CBH Manhuaçu é um órgão colegiado do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos composto por representantes de diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público que tem como principal finalidade promover a gestão compartilhada e eficaz dos recursos hídricos de 32 municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu onde residem mais de 300 mil habitantes.

O município de Mutum faz parte do CBH Manhuaçu desde a sua criação, tendo atualmente seis representantes: Genilson Tadeu da Silva (Prefeitura-SEMASA), Karone Marllus Rocha de Oliveira (Associação Comercial e Empresarial - ACE), Izabel Gonçalves Monteiro (Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL), Henrique Gonçalves Pires e Jarbas Pinheiro de Lacerda (Sindicato dos Produtores Rurais) e Vagner Márcio Silva (Associação Pró-Leite).  

Para Karone Marllus, que é membro efetivo do CBH, é muito importante para toda a bacia, especialmente para Mutum, a eleição de Tadeu. “Nosso município sempre esteve bem representado no CBH Manhuaçu e, agora, ocupando a presidência de tão importante órgão socioambiental da nossa região, tenho certeza que avançaremos ainda mais nas políticas públicas e em outras ações para melhorias consistentes no cuidado com as nossas águas. O nosso Rio São Manoel é um dos principais afluentes do Rio Manhuaçu, sendo Mutum um dos maiores municípios em extensão territorial na bacia.”, destacou o dirigente que ressaltou, também, a exitosa atuação de Senisi Rocha como líder no mandato anterior. 

FONTE: Karone Marllus / PV Mutum

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!