A edição deste ano do Escola no Campo envolveu 1.100 estudantes da 5a série do ensino fundamental de 42 escolas públicas e cooperativas de educação de Minas Gerais e do Espírito Santo. O projeto levou palestras para as escolas proporcionando discussões e reflexões sobre o avanço da sustentabilidade no campo e benefícios do cooperativismo agropecuário para produtores rurais e famílias. Com a orientação dos professores, os alunos participaram do concurso de desenhos e frases sobre os temas que premiou os 12 melhores trabalhos, na última sexta-feira, 6 de dezembro, no ginásio poliesportivo em Lajinha/MG.
Dirigentes da Coocafé marcaram presença na tarde de diversão e premiação. O 1o lugar ficou com a estudante Micaela da Silva Bernardino, da Escola Municipal Herculano Osório Ker, do Distrito da Prata, em Lajinha. Junto ao desenho, ela escreveu a frase: “A agricultura é a raiz do progresso, o cooperativismo o tronco que sustenta.” Micaela ganhou uma bicicleta e medalha. A professora da estudante, Aline Rimes, ganhou um leitor de livros digitais (Kindle), um Kit Coocafé, e levou o troféu de 1o lugar para a escola. Os alunos que ficaram em segundo e terceiro lugares no concurso também ganharam bicicletas e medalhas, e os outros 9 premiados levaram jogos educativos. Antes da cooperativa anunciar os vencedores do concurso, os estudantes se divertiram no ginásio em brinquedos infláveis, touro mecânico e pula-pula, e ganharam lanches e picolés.
O Projeto Escola no Campo, realizado pela Coocafé há 24 anos, estimula o desenvolvimento da educação em nossa região. E, além de dar destaque à temáticas envolvendo a preservação da natureza, sustentabilidade e cooperativismo, o projeto incentiva a sucessão familiar nos negócios e a boa convivência entre pessoas de diferentes gerações nas famílias rurais.
por Comunicação Coocafé