Offline
Pró-Mananciais: parceria Arsae-MG e Copasa investe 60 milhões de reais e beneficia quase 300 municípios
10/02/2023 16:06 em Geral

Em 2022 recursos para proteção e recuperação de nascentes superou os 14 milhões de reais

Criado em 2017 o Programa de Proteção de Mananciais (PPM) – uma iniciativa conjunta da Arsae-MG e Copasa -  vem conseguindo alcançar números expressivos. Entre 2017 e 2022, mais de 60 milhões de reais foram destinados às ações do PPM. Somente no ano passado superou o montante de 14 milhões de reais e beneficiou diretamente 147 municípios. E para o ano de 2023, estão previstos cerca de 43 milhões de reais para as ações do Programa em todo o estado, beneficiando diretamente 275 municípios de todas as regiões. O foco do Programa é a proteção, o cuidado e a recuperação de nascentes e pequenos cursos d’água nos municípios mineiros regulados pela Agência e operados pela Companhia estatal 

De acordo com o coordenador da área econômica da Arsae-MG, Raphael Brandão, os números do Pró-Mananciais, por si só, já demonstram o sucesso do Programa, que em 2022 celebrou meia década de existência. “Trata-se de uma inciativa muito exitosa e uma parceria extremamente positiva que une a Arsae-MG, a Copasa-MG e os diversos municípios mineiros regulados em torno de um objetivo maior que é a proteção e a recarga das fontes de abastecimento de água de Minas Gerais”, afirma.

De forma detalhada, somente em 2022, cerca de 5,5 milhões de reais foram empregados para a construção de 229.132 metros de cerca em torno de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Cerca de 2,7 milhões de reais foram aplicados na construção de aproximadamente 4500 pequenas bacias para contenção de água de chuva, conhecidas como barraginhas. Também foram destinados 1,7 milhão de reais para a construção e adequação de 280.518 metros de estradas rurais. Outros 1,1 milhão de reais foram utilizados para garantir o plantio de 87.100 mudas de plantas nativas. Além dessas ações mais vultuosas, os recursos foram destinados também à limpeza e desassoreamento de açudes, manutenção de viveiros de mudas, construção de cisternas para captação de água de chuva, construção de curvas de nível e programas de educação ambiental em 229 escolas. 

Programa contempla ações de recuperação e educação ambiental 

O Pró-Mananciais busca proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição aos usuários. Atua na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida.  Para isso, contempla diversas ações como combate a erosões, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas, além de envolver as comunidades locais na definição das ações prioritárias.  

ARSAE - Assessoria de Comunicação Social

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!